Escolha uma Página

A Barreira do Som é mais uma dentre as curiosidades que a ciência, aliada à tecnologia desvendou e acabou por ultrapassar ao longo dos anos.

Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre ela, como foi descoberta e o que acontece quando algum caça ultrapassa sua barreira.

Aqui em nosso blog você já leu diversas informações sobre a aviação, desde quando Santos Dumont se aventurou até mesmo as mais novas tecnologias.

Então, já que você fez um tour pelas nossas publicações – caso não, recomendamos que leia pois é um conteúdo interessantíssimo – hoje vamos falar desta barreira.

Afinal, é de suma importância que caso você seja um real amante da aviação, conheça ainda mais sobre esse vasto mundo aéreo.

As novidades são muitas e trazemos todas elas aqui semanalmente através de publicações novas.

Vamos falar sobre a primeira vez em que esta barreira foi rompida, contar-lhe um pouco mais sobre o que são ondas concêntricas e também lhe falar qual é a velocidade do som.

Sabia que se a barreira for ultrapassada muito perto de algum prédio suas vidraças ou janelas podem quebrar? E que isso já aconteceu, aqui mesmo no Brasil?

E então, quer saber e conhecer ainda mais sobre a Barreira do Som? Então nos acompanhe até o final do conteúdo e deixe sua opinião nos comentários.

Seu feedback possui grande importância para nós!

Sem maiores delongas, vamos lá:

Barreira do Som – O QUE É? QUAL SUA VELOCIDADE?

Barreira do Som

Barreira do Som

O Que é a Barreira do Som?

Mas afinal, o que é realmente a barreira do som e por que merece uma publicação específica?

Para exemplificarmos um pouco melhor, vale lembrar do episódio onde 65 vidraças do Supremo Tribunal Federal acabaram quebradas enquanto um caça da Força Aérea Brasileira fazia um rasante.

Na ocasião, o piloto fazia uma apresentação durante a cerimônia de troca de bandeira, e atingiu a barreira do som justamente ao chegar muito perto dos prédios do STF, destruindo as vidraças em questão.

Ninguém ficou ferido, mas ficou ali provado a força que esta velocidade possui.

Mirage 2000

Mirage 2000

O caça utilizado na ocasião foi um Mirage 2000, como da imagem acima.

Resumindo, o som acaba se propagando pelo ar em concêntricas ondas, como acontece quando você joga uma pedra em um rio.

Ondas concêntricas

Ondas concêntricas

Conforme o caça acelera sua velocidade, essas ondas vão se unindo e formando uma espécie de barreira, todas empilhadas em sua frente.

Quando o avião supera a velocidade, acaba por romper essa barreira que é imaginária, já que não pode ser vista a olho nu.

No momento em que isso ocorre, ouve-se um estrondo e uma espécie de nuvem em formato de barreira quebrada se cria, o avião acaba de romper a barreira do som.

Qual a Velocidade Necessária para Romper a Barreira do Som?

Você deve estar se perguntando agora “se então o avião rompe essa barreira do som imaginária, qual a velocidade necessária para tal ação?”.

Vamos lhe explicar, é pura física e matemática!

A velocidade em que o som se propaga no ar são de exatos 340 metros por segundo, o que resulta em 1200 quilômetros por hora.

Então, os únicos que podem romper essa barreira do som são os caças supersônicos, que levam este nome justamente pelo feito que alcançam.

Geralmente se tratam de caças de guerra, utilizados pelas forças armadas de cada nação.

A Primeira Vez

Na primeira vez em que a barreira do som foi rompida o mundo da aviação parou e se perguntou como conseguiu tal feito, já que para época era algo extremamente avançado.

O ano era 1947, a Segunda Guerra Mundial já havia acabado e agora todas as incríveis máquinas construídas para época eram testadas incessantemente.

Afinal, não se sabia quando seriam necessárias novamente.

No dia 14 de outubro daquele ano, o norte-americano Chuck Yeager ultrapassou a barreira do som, porém, em queda livre, isto porque as aeronaves da época não conseguiam chegar até a velocidade necessária em voo comum.

Chuck Yeager

Chuck Yeager

Aeroporto Terravista

Então você é um amante da aviação, tem seu próprio avião particular ou está afim de fazer uma viagem a Bahia e procura um aeroporto reservado?

Não podemos falar de alto nível sem citar o Aeroporto Terravista, que se encontra em Trancoso, dentro do complexo Terravista Brasil.

Esse aeroporto é considerado por muitos como um dos melhores aeroportos executivos privados do Brasil, e esta capacitado a receber jatos executivos, assim como voos “charter”.

Confira informações e detalhes sobre o Aeroporto Terravista aqui mesmo, em nosso site, e conheça o complexo Terravista Brasil!

O Aeroporto fica a menos de 2 horas dos grandes centros de todo o país!

Aeroporto Terravista

E então, o que achou do nosso post sobre a Barreira do Som? Acredita que um dia poderemos romper a da luz? Por enquanto estamos longe, porém, nada é impossível para a ciência, tecnologia e aviação unidas.

Acredita-se que um dia poderemos fazer isso, mas a velocidade da luz é milhares de vezes superior a do som, podendo até mesmo desintegrar aquilo que a alcançar.

Conte-nos o que achou, comente abaixo a sua opinião ou deixe sua dúvida!

Até a próxima!

Conheça o Aeroporto Terravista

Facebook Comments

Precisa de ajuda?Fale conosco