Escolha uma Página

Uma dúvida cruel divide brasileiros e estadunidenses. Quem inventou o avião? O brasileiríssimo Santos Dumont ou os estrangeiros Irmãos Wright? Descubra a resposta para este assunto polêmico.

 

O brasileiro Dumont

quem inventou o avião?

Alberto Santos Dumont nasceu em 1873 e foi talvez o maior inventor do Brasil. Sua criatividade foi extraordinária: desde pequeno, brincava com pequenos engenhos mecânicos. Durante sua vida, criou aeronaves, o primeiro hangar do mundo, introduziu o relógio de pulso e criou motores móveis. Ao abordar a questão de quem inventou o avião, a maior parte dos livros de história atribui a ele o protagonismo.

Em 1892, o jovem Dumont mudou-se para a França e conseguiu diversas conexões com engenheiros e construtores de balões. O inventor passou a projetar balões e logo adquiriu muita proficiência.

Acoplando motores cada vez mais sofisticados e potentes, seus balões faziam voos extraordinários pela França. Assim, em 1906, completou o projeto do 14 Bis, sua primeira máquina de vôo mais pesada que o ar. Cumpriu voos de centenas de metros, e assim, reconhecido pelo Aeroclube da França, assim recebendo o título oficial de inventor do avião.

 

Os americanos Wright

Outro par de mentes extraordinárias que entram no debate de quem inventou o avião é a dupla Wilbur e Orville Wright.

Os dois inventores cresceram em uma pequena cidade em Ohio, nos Estados Unidos. Ambos detentores de uma curiosidade científica e paixão pela invenção, cresceram lendo e estudando muito na biblioteca de seu pai. Abriram uma loja de bicicletas, e passaram logo a construir e vender suas próprias em 1896. Fizeram muito sucesso na região e ganharam dinheiro o suficiente para fundar seus experimentos com aviação.

No mesmo ano se apaixonaram pela aviação, com a notícia da morte do pioneiro de planadores Otto Lilienthal. Até 1899 haviam estudado toda a teoria de aviação da biblioteca local.

Trabalhando com Octave Chanute, prestigiado engenheiro civil, acoplaram um motor de combustão interna a um projeto de controle que estavam desenvolvendo. Uma máquina capaz de virar, rolar e apontar o eixo frontal conforme o comando do piloto era a visão definitiva. Essa visão foi unida a um motor de combustão interna.

Em 1900, já alçavam voos com biplanos nos EUA. Em 1903, após várias tentativas frustradas, conseguiram alçar um voo de 250 metros sobre a areia no morro Kitty Hawk. Esse voo foi visto por apenas 5 moradores locais, mas foi a primeira vez na história em que uma aeronave mais pesada que o ar demonstrou voo totalmente controlável pelo piloto e alimentado por combustível.

 

Então, quem inventou o avião?

quem inventou o avião?

A maior diferença entre as aeronaves de Dumont e dos Wright era o mecanismo de controle. Assim, enquanto Dumont foi o pioneiro com o sistema de voo por balão, os Wright apresentaram o voo com o controle por 3 eixos.

Dumont recebeu as honras do Aeroclube Francês e conseguiu o prestígio na área, assim sendo o pioneiro da essência da aviação, mas os irmãos Wright foram os responsáveis pelo aperfeiçoamento dos sistemas de controle.

Portanto, todo o debate sobre quem inventou o avião pauta-se na definição sobre o conceito de avião completo. Estadunidenses insistem no sistema de controle por três eixos como fundamental. Já os livros de história brasileiros insistem que quem inventou o avião, transformando em realidade a ideia de voar, foi Dumont.

Afinal de contas, cabe apenas à interpretação individual sobre a essência do avião. Será esse debate tão importante? Afinal, é possível chegar a um consenso: ambos foram pioneiros, contribuindo com conhecimento e invenções de valor inestimável à arte de voar.

Quem inventou o avião? O trio!

 

Fontes

https://www.ebiografia.com/santos_dumont/

https://www.britannica.com/biography/Wright-brothers

https://www.hipercultura.com/santos-dumont/

Conheça o Aeroporto Terravista

Facebook Comments

Precisa de ajuda?Fale conosco