Escolha uma Página

Quando falamos em aviação, a rapidez é um dos valores mais cobiçados entre os produtores de aeronaves. Mas quais são os aviões mais rápidos do mundo?

Se você é apaixonado por aviação assim como nós do Aeroporto Terravista, já deve ter se perguntado alguma vez: quais são os aviões mais rápidos do mundo?

Essa questão é muito discutida, já que a humanidade sempre está em constante evolução. Na tentativa de alcançar o potencial máximo de rapidez , muitos projetos foram desenvolvidos. Aeronaves, protótipos e aviões militares operacionais já chegaram a voar a mais de 7 mil quilômetros por hora.

Mas você sabe quais são essas máquinas que bateram os recordes de velocidade? Confira em nosso artigo os aviões mais rápidos do mundo!

Aeronaves mais rápidas do mundo

As aeronaves a jato de empresas e companhias aéreas voam relativamente rápido. Digo “relativamente” pois sua velocidade não chega nem perto da velocidade de um avião a jato supersônico.

Aeronaves como a Airbus A320 ou um Boeing 777 voam em velocidades que chegam a passar dos 900 km/h. Assim, conseguem cruzar continentes em somente algumas horas. Entretanto, o ser humano conseguiu voar ainda mais rápido que isso. Existem diversos projetos (a maioria militar) que podem passar até dos 7.000 km/h.

Aviões militares

aviões mais rápidos do mundo

Em certos ramos da aviação militar, as velocidades altas – que chegam a ser 2 vezes maior que a velocidade do som (Mach 2) – são essenciais. Isso acontece pois cada avião militar é projetado com um objetivo em mente.

Aviões militares de reconhecimento e espionagem aérea precisam ser rápidos. Isso por que vão colher seus dados e sair da área antes de serem detectados e abatidos pelos inimigos. Os aviões de interceptação também precisam ser muito rápidos para conseguirem abordar uma aeronave inimiga antes que seus armamentos sejam despejados.

Já no setor de aviação comercial, existiram dois projetos que tentaram transportar diversos passageiros em velocidades maiores que a do som. Os únicos aviões comerciais com velocidades supersônicas foram o Tupolev Tu-144 da Russia, e o anglo-francês Concorde.

O Concorde, só voou dos anos de 1976 a 2003, e o Tupolev Tu-144, ainda menos: só ficou ativo por um ano para testes. O Concorde foi um avião capaz de atingir duas vezes a velocidade do som (2.200 km/h). Devido a essa peculiaridade, a aeronave conseguia em apenas 6 horas, voar de Paris até o Rio de Janeiro. Esse mesmo percurso demoraria cerca de 11 horas a bordo de um Boeing 777.

O Estados Unidos e a Rússia foram os principais produtores dessas aeronaves super-rápidas, todas de cunho militar. Caças, aviões de espionagem, protótipos e bombardeiros foram alguns deles.

Confiram os aviões mais rápidos de todos os tempos na lista abaixo:

10 – Tupolev Tu-144

aviões mais rápidos do mundo

A aeronave foi a única além do Concorde a tentar voar com passageiros em velocidades supersônicas. A aeronave russa era maior e mais rápida que o Concorde, mas voou por pouco tempo, somente entre 1975 e 1979. A Tupolev foi tirada de serviço por questões que envolviam principalmente a segurança.

Isso acontece pois o avião não apresentava condições plenas de ser operado. Além disso, diversos problemas foram surgindo na sua fase de testes. A capacidade máxima do avião era de 167 passageiros, e sua velocidade de 2.878 km/h.

9 – Bell X2

aviões mais rápidos do mundo

A aeronave Bell X2 parecia uma bala de revólver, e alcançava velocidades incríveis. O avião era a evolução do primeiro modelo (X1), que foi o primeiro avião a alcançar a velocidade do som, isso em 1947.

Portanto, o Bell X2 foi um protótipo para conseguirem testar a reação das fuselagens a velocidades acima do March 3. Em 1955 o Bell X2 atingiu a marca de 3.370 km/h. Desse projeto, foram tirados diversos ensinamentos que mais tarde seriam aplicados em diversos projetos de aeronaves do EUA.

8 – YF-12

aviões mais rápidos do mundo

O Lookheed YF-12 foi um projeto da Força Aérea dos EUA que chegava a uma velocidade máxima de 3.661 km/h. Esse avião era um protótipo de super-interceptador que foi cancelado por motivos diversos.

Entre os motivos, a previsão de altos custos para operações foi o principal para seu cancelamento. Entretanto, seu desenvolvimento ainda assim foi aproveitado em projetos como o espião SR-71.

7 – MIG-25

aviões mais rápidos do mundo

O MIG-25 voou pela sua primeira vez em 1964 e atingiu a surpreendente marca de 3.400 km/h. Até os dias de hoje, esse é o avião em operação mais rápido de todo o mundo, estando ativo nas forças aéreas de diversos países como Argélia e Síria.

Um fato interessante sobre o MIG-25, é que ele foi projetado e desenvolvido pela URSS, sendo uma das aeronaves mais temidas de todas.

6 – MIG-31

aviões mais rápidos do mundo

Essa aeronave foi uma evolução da MIG-25. Ela podia atingir uma velocidade máxima de 3.030 km/h, além de ter um dos radares mais potentes de todos os aviões de caça. Essa peculiaridade permite que o avião rastreie outras aeronaves a mais de 400 km de distância.

Esse avião de caça teve seu primeiro voo em 1975, e até hoje é usado pelas forças aéreas da Rússia e do Cazaquistão.

5 – SR-71

aviões mais rápidos do mundo

O Lockheed SR-71 estreou em 1964, na Força Aérea dos EUA, mas acabou sendo muito usado pela NASA, que usou esse modelo de aeronave em testes de altas velocidades e grandes altitudes até 1999.

Esse avião foi projetado para voos de espionagem sobre a URSS, no auge da Guerra Fria. Ele complementava os trabalhos de outro avião de espionagem: o Lockheed U-2. Sua velocidade máxima era de 3.540 km/h. O avião era tão rápido que conseguia invadir o espaço aéreo inimigo sem correr nenhum risco de abate.

4 – F-15 Eagle

aviões mais rápidos do mundo

O F-15 Eagle é um avião militar de caça que já foi considerado o melhor caça do mundo. Isso somente até a chegada do Su-27, produzido pelos russos. Ele voou pela primeira vez em 72 e atingiu uma máxima de velocidade de 2.665 km/h.

Seu nome completo é McDonnel Douglas F-15 “Eagle”, e ele é o principal avião militar de caça de diversas forças aéreas: EUA; Japão; Coreia do Sul; Israel; Arábia Saudita e Singapura.

3 – XB-70 Valkyrie

aviões mais rápidos do mundo

O North American XB-70 Valkyrie chegava a uma alta velocidade de 3.300 km/h. Essa aeronave voou em 1964 e era um protótipo de avião bombardeiro dos EUA.

Seu desenvolvimento foi cancelado devido a problemas no programa – o orçamento não parava de subir – e após um grave acidente. Atualmente os EUA continuam na tentativa de desenvolver uma aeronave com tal velocidade e porte.

2 – F-111 Aardvark

aviões mais rápidos do mundo

General Dynamic F-111 Aardvark conseguia voar em velocidades muito altas e ainda assim lançar bombas com muita precisão. Essa aeronave dos EUA estreou em 1964 e atingiu a 2.655 km/h.

Esse, é um dos bombardeiros a jato mais utilizados em toda a história devido a precisão de seus ataques enquanto em alta velocidade. Os EUA usaram ele em quase todos os conflitos da época de 70 a 90. Também foi das Forças Aéreas da Austrália, porém foi retirado de serviço ainda em 2010.

1 – X-15

aviões mais rápidos do mundo

Considerado um dos aviões mais rápidos do mundo e o avião mais rápido de todos os tempos, esse protótipo atingiu velocidades incríveis em 1967. O North American X-15 atingiu a marca de 7.273 km/h.

O interessante sobre esse avião é o fato dele ser um pedido em conjunto das Forças Aéreas dos EUA com a NASA. Isso pois ambas organizações pesquisavam formas novas de alcançar velocidades que pareciam impossíveis para a época. Portanto, para voar o X-15 era lançado do bombardeiro B-52. Só após o lançamento, seus motores ligavam.

Quando o voo estava em sua etapa final, o piloto conseguia pousar a aeronave exatamente como pousaria uma aeronave convencional.

E você, sabe de mais algum projeto de aeronave que chegou a velocidades altíssimas? Comente abaixo!

Conheça o Aeroporto Terravista

Facebook Comments

Precisa de ajuda? Fale conosco