Escolha uma Página

Você sabia que existem diversos tipos diferentes de aviões usados pelas forças armadas? Conheça nesse post todos os tipos de aviões militares!

Há muito tempo as forças armadas de diversos países utilizam aviões militares para contribuir com seu dever de forças de combate e de defesa. Logo, no Brasil não foi diferente, e diversos modelos variados de aeronaves foram usadas para fins militares.

A aeronáutica militar é a mais avançada em questão de tecnologia, e isso acontece devido ao grande investimento na área. Conheça nesse artigo os diferentes tipos de aviões militares existentes no mundo e no Brasil!

O avanço da tecnologia militar

A tecnologia militar é uma das que mais recebe investimentos até hoje. Portanto, ela está sempre em constante avanço e aprimoramento.

Com a invenção das aeronaves, as forças armadas viram infinitas possibilidades de melhorias tanto no transporte quanto em outras funções. Assim a aviação virou parte fundamental de qualquer organização militar.

aviões militares

Isso é algo que podemos perceber nas duas últimas Guerras Mundiais, onde o mapeamento dos inimigos através do espaço aéreo foi algo muito influente na vitória dos envolvidos.

Decerto um país precisa ter todos seus órgãos funcionais e competentes para poder se proteger e combater com eficiência. Logo, a aviação se torna um fator determinante, já que possibilita múltiplos papéis nas organizações.

Eventualmente, a aviação militar de cada país evoluiu a ponto de surgir aeronaves específicas para certas operações como:

  • transportar soldados e munições;
  • derrubar aviões militares inimigos;
  • realizar assaltos;
  • resgatar combatentes;
  • bombardear;
  • mapear os inimigos.

Como resultado, cada país criou aeronaves de equipamentos, tamanhos, funções e tecnologias diferentes, buscando assim ser um órgão aéreo bem coordenado e funcional. Atualmente a aviação militar incorpora desde helicópteros a drones.

Tipos e exemplos

Existem alguns “tipos” de aviões que podemos classificar para um melhor entendimento geral do assunto. Isso acontece devido aos inúmeros modelos diferentes de aeronaves espalhados por todo o mundo.

Pois bem, confiram nesse artigo os principais tipos de aviões militares:

Aviões contra-insurgência

Aviões militares contra-insurgência são responsáveis por combater traficantes e guerrilhas. Portanto são fáceis de manobrar tanto pelo seu tamanho pequeno quanto pela sua leveza. Como resultado, o piloto tem mais flexibilidade durante o voo. Um exemplo desse tipo de avião militar é o EMB-312, do Peru.

aviões militares

Aviões de transporte

Primordialmente chamados de cargueiros, os aviões militares desse tipo são responsáveis pelo transporte tanto de soldados quanto de suprimentos. Logo, essas aeronaves fazem a logística estratégica de reabastecimento dos fronts.

Como exemplo podemos usar Boeing C-17 Globemaster III. da Força Aérea da Índia.

Aviões de busca e salvamento

Como o próprio nome diz, esses tipos de aviões são usados para localizar aeronaves, pessoas e embarcações desaparecidas. Só para exemplificar: o Airbus C295, chamado pela FAB de SC-105 Amazonas é usado em solo nacional para essa função.

Aviões de combate

Aeronaves de combate são todas aquelas aeronaves designadas com o intuito de combater quaisquer que sejam os inimigos. De fato são os mais famosos tipos de aviões militares. Esses aviões são os caças, bombardeiros, torpedeiros e etc.

aviões militares

Um exemplo é o caça russo de alta tecnologia, furtivo e de quinta geração Sukhoi Su-57.

Aviões de reconhecimento

Aeronaves militares de reconhecimento são aquelas usadas para coletar informações. Eventualmente, dados coletados são usados estrategicamente e possuem grande impacto quando em combate. Sendo assim, registram informações meteorológicas, de fotointeligência e de alerta.

Um exemplo é o Dragon Lady, ou só Lockheed U-2, usado pelos EUA para reconhecimento em altas atitudes.

Os aviões militares que bateram records

Alguns aviões militares bateram records incríveis ao longo da evolução da aviação, confira:

O mais pesado

O avião militar mais pesado já produzido até hoje foi o TU-160, da Rússia. Com um peso de decolagem máximo de 275 toneladas, o avião é conhecido também como Cisne Branco. Somente ele consegue deslocar 45 toneladas de bombas e mísseis, tornando-se recordista mundial de peso.

O mais produzido

A F-16 Fighting Falcon foi a aeronave militar mais produzida no mundo, com mais de 4.500 aviões construídos e em serviço ao redor do mundo. O caça é usado em cerca de 25 países diferentes espalhados por todos os continentes fora a Oceania.

O mais rápido

aviões militares

Atualmente, o avião militar mais rápido existente é o caça russo de intercepção MiG-31. Este, consegue chegar a incrível velocidade de 3.000 km por hora, batendo o record mundial de rapidez aérea. Seu dois motores pesam cerca de 2,5 toneladas cada um, e sua propulsão chega a 31 mil km.

Ainda existem milhares de aviões militares espalhados por todo o mundo, e a tecnologia militar só avança a cada dia!

Você conhece alguma curiosidade sobre um avião militar em específico? Conte nos comentários!

Fotos de Wikipédia (Sukhoi Su-57, Embraer EMB-31, Mikoyan-Gurevich MiG-31).

Conheça o Aeroporto Terravista

Facebook Comments

Precisa de ajuda? Fale conosco