Escolha uma Página
Continuando com nossa sequência de posts falando sobre os principais centros aéreos do Brasil e do mundo, hoje é dia de falar do famoso Aeroporto Viracopos.

Conhecido principalmente por ser o hub (centro de conexão entre várias escalas) de grande empresas aéreas como a Azul Linhas Aéreas na área comercial, e principal de carga aérea da LATAM Cargo, é um dos que possui maior potencial de expansão do Brasil.

Trata-se de um aeroporto internacional, localizado na cidade de Campinas, em São Paulo, por este motivo também pode ser denominado como Aeroporto Internacional de Campinas.

Apesar de ser localizado na grande cidade de Campinas, o mesmo se localiza a 17 quilômetros de distância do centro da cidade.

Porém, ainda sim é muito acessível devido a sua boa infraestrutura.

Um fato interessante e que o torna único dentre vários outros aeroportos, é que o mesmo é por superfície, o maior centro de carga aérea da América do Sul.

Portanto, podemos considerá-lo o maior também do Brasil, certo? Errado, ele é o maior por superfície, e não em quantidade de carga.

Aqui em nosso país o mesmo é o segundo maior em termos de quantia de carga, responsável por 18% de toda a carga aérea nacional.

Então, qual seria o maior? O Aeroporto de Guarulhos fica na frente.

Outro fato que não pode ser deixado para trás é que Viracopos é um importante centro comercial.

Estatísticas mostram que enquanto o centro aéreo de Guarulhos não for ampliado, Viracopos terá cada vez mais visitantes.

Muitas vezes, os clientes de companhias aéreas preferem um número menor de voos, porém com mais tranquilidade em relação a Guarulhos.

Sem maiores delongas, vamos conhecer um pouco melhor sobre a história do Aeroporto Viracopos, continue lendo conosco!

Vamos lá:

Aeroporto Viracopos – UM DOS PRINCIPAIS HUB’S DO PAÍS!

Aeroporto Viracopos

Aeroporto Viracopos

História do Aeroporto Viracopos

O Aeroporto Viracopos viu o início da construção de seus ambientes ainda no ano de 1950 pelo governador do Estado de São Paulo.

Perceba, como na mesma época o próprio estado ficava responsável por construções de campos aéreos devido a expansão e necessidade do comércio aéreo, principalmente na cidade de São Paulo.

O Viracopos que conhecemos hoje foi inaugurado somente 10 anos depois, na data de 19 de outubro de 1960.

Sobre seu nome, existem duas versões bem famosas e muito aceitas.

Festa da Igreja

Festa da Igreja

A primeira conta sobre uma festa da igreja local, uma quermesse, onde discussões terminaram em quebradeiras e por este motivo “virar copos” aconteceu demasiadamente.

A outra versão – e melhor aceita – é que hoje onde está localizado o aeroporto ficava um bar frequentado por tropeiros que se encontravam para “virar copos” e conversar sobre as viagens.

Conforme o tempo passou, Viracopos tornou-se também o nome do bairro de Campinas onde está localizado este grande centro aéreo.

Virar Copos

Virar Copos

Importante Crescimento do Aeroporto Viracopos

Com a chegada da grande e internacional empresa Azul Linhas Aéreas, o número de passageiros e clientes simplesmente explodiu em grandes proporções.

A empresa se assentou no aeroporto por meados do ano de 2008, quando o mesmo já era importante no cenário nacional.

Em 2012, o número de clientes transportados foram de incríveis 8,8 milhões de pessoas a partir do terminal, mas não para por aí.

Em 2014 esse número subiu para 10 milhões e já em 2015 os índices subiram em mais 300 mil passageiros.

Analisando a grande expansão de usuários, a empresa administradora do espaço está aumentando seu ambiente e modernizando a todo vapor.

Não por menos, o mesmo vai se aproximando – ainda muito longe, é claro – do grandioso e famoso “Aeroporto de São Paulo” em Guarulhos.

Aeroporto de Guarulhos

Aeroporto de Guarulhos

Iniciativa Privada e Expansão do Aeroporto Viracopos

No ano de 2013, mais especificamente no mês de setembro, a nova gestora do aeroporto anunciou um investimento incrível em seus interiores.

Algo que gira no valor de R$9,5 bilhões de reais ao longo dos 30 anos da concessão privada.

O intuito da mesma é transformá-lo no maior e mais moderno terminal aéreo da América Latina, passando assim sua conterrânea Guarulhos.

Iniciativa Privada

Iniciativa Privada

Seus projetos internos incluem:

  • hotel;
  • shopping center;
  • e centro de convenções ou palestras.

Tornando-o assim uma referência até mesmo mundial.

Aeroporto Terravista

Não podemos falar de alto nível sem citar o Aeroporto Terravista, que se encontra em Trancoso, dentro do complexo Terravista Brasil.

Esse aeroporto é considerado por muitos como um dos melhores aeroportos executivos privados do Brasil, e esta capacitado a receber jatos executivos, assim como voos “charter”.

Confira informações e detalhes sobre o Aeroporto Terravista aqui mesmo, em nosso site, e conheça o complexo Terravista Brasil!

O Aeroporto fica a menos de 2 horas dos grandes centros de todo o país!

Aeroporto Terravista

E então, o que achou do nosso quarto post da série sobre os aeroportos do Brasil? Conte-nos sobre a sua experiência no Aeroporto Viracopos, comente abaixo!

Até a próxima!

Conheça o Aeroporto Terravista

Facebook Comments

Precisa de ajuda?Fale conosco