Em 2017 foi registrado o maior número de entradas de estrangeiros no país em toda a sua história. No total, 6.588.770 turistas desembarcaram por aqui. A Bahia está em sexto lugar entre todos os estados brasileiros, e se mantém líder entre os nordestinos por que, é um fato, os estrangeiros escolhem a Bahia.

Boa parte desse número de visitas se deve à motivos que muitos de nós brasileiros nativos poderíamos responder sem dificuldades, como o clima tropical, muito convidativo para europeus e norte-americanos, e a hospitalidade tupiniquim – calor humano, que é uma qualidade típica dos latinos apreciada em diversos outros países, mesmo aqueles com culturas mais conservadoras.

No entanto, parece que uma outra vantagem está ganhando destaque aos olhos de quem está fora do país, que é a de poder desbravar mais do nosso território e suas belezas gastando em Reais, promovendo uma excelente relação de custo-benefício.

Atualmente, chilenos, colombianos, peruanos, argentinos, entre outros povos sul-americanos são os que têm despertado maior interesse pelo turismo brasileiro, representando mais de 60% dos turistas estrangeiros por aqui – algo próximo de 4,1 milhões de pessoas. A Argentina está em primeiro lugar, com 2.622.327 visitantes, 14,3% a mais que em 2016. Os porteños respondem por quase 40% de todos os turistas internacionais que o Brasil recebe.

Um dos melhores exemplos a se dar é a quantidade de turistas argentinos que estão trocando a capital catarinense, Florianópolis, pela região do sul da Bahia.

estrangeiros escolhem a Bahia

Em segundo no ranking estão os norte-americanos, com 475,2 mil viajantes. Outro dado importante é que o governo federal registrou aumento de 87% na emissão de vistos para turistas dos EUA no começo de 2018. Já na terceira posição entre os maiores visitantes estrangeiros estão os chilenos, com 342,1 mil entradas em 2017, 5,2% a mais que no ano anterior, de 2016.

Na região Nordeste, o estado da Bahia é o campeão de visitas ‘gringas’. A Chapada Diamantina, o Pelourinho, as praias do Porto da Barra, Flamengo, Stella Maris, o centro histórico de Salvador (patrimônio mundial pela UNESCO), e o Carnaval baiano, responsável por promover uma das maiores festas do mundo, ainda são as atrações mais requisitadas por estrangeiros e acabam servindo de porta de entrada para outros encantadores destinos, como Trancoso, antiga vila de pescadores que hoje forma um conglomerado turístico e empresarial em plena ascensão.

Lar doce lar de Elba Ramalho e Bruna Lombardi, esta região pertencente à Porto Seguro conquista cada vez mais viajantes curiosos não só por conta das suas perfeitas paisagens para selfies de lua de mel, mas também pelo considerável crescimento econômico e turístico, tornando o lugar extremamente cativante para empreendedores dos mais variados segmentos, que enxergam potenciais negócios aliados à estrutura invejável de turismo e lazer.

Falando ainda sobre esse aumento de afinidade e interesses pelo que oferecemos no país, um exemplo é a adoração que Trancoso conquistou mundo à fora, fazendo com que o distrito baiano se tornasse o atual point das celebridades – Will Smith, Leonardo DiCaprio e Beyoncé já estiveram por lá.

Os pontos de destaque deste movimento são as temporadas de verão a la Ibiza, com hotéis, condomínios, campo de golfe, restaurantes e casas noturnas de alto padrão mais que preparados para recepcionar turistas de todos os cantos do planeta.

Fontes

Ministério do Turismo: http://dados.turismo.gov.br/index.php/chegada-de-turistas-internacionais

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/09/beyonce-se-diverte-com-criancas-em-trancoso-no-sul-da-bahia.html

http://www.brasil.gov.br/editoria/turismo/2017/07/mais-de-87-dos-estrangeiros-que-visitaram-o-brasil-avaliam-o-pais-positivamente

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-03/numero-de-turistas-estrangeiros-no-pais-bate-recorde-em-2017-e-chega-65

https://viagem.uol.com.br/noticias/2016/01/14/destino-ostentacao-saiba-por-que-trancoso-atrai-tantos-ricos-e-famosos.htm

http://agoranabahia.com.br/bahia-fica-em-primeiro-lugar-na-entrada-de-turistas-estrangeiros-no-nordeste-e-em-sexto-no-pais/

Conheça mais sobre Trancoso

Facebook Comments