Escolha uma Página

Os pratos da cozinha francesa são uma valiosa herança de séculos, sobrevivendo desde a época medieval até os nossos dias. É claro, as receitas são constantemente atualizadas e reinventadas por inúmeros chefs, mas suas essências ainda sobrevivem.

À francesa

Um dos grandes destaques da cozinha francesa é a variedade de pratos, sabores e produtos utilizados. O país é dividido em 22 regiões e cada uma possui uma gastronomia especial e peculiar. Por exemplo, a culinária do Noroeste é famosa por utilizar manteiga, crème fraîche e maçãs em suas receitas, enquanto a do Nordeste utiliza mais banha de porco, chucrute e salsichas – lembrando a culinária alemã.

Outro detalhe interessante sobre a cozinha francesa é que ela é dividida em categorias. São elas: Cozinha Burguesa (ou Cozinha Clássica Francesa), Cuisine do terroir, Cuisine Nouvelle e a Haute Cuisine. Cada categoria possui uma particularidade, algumas priorizando a utilização de ingredientes regionais e outras adaptando mais as receitas ao dia a dia.

Curiosidades

cozinha francesa

A cozinha francesa é tão rica, em vários sentidos, que poderíamos fazer um post apenas com curiosidades sobre ela. No entanto, vamos deixar aqui algumas das mais interessantes:

· Para os franceses, a gastronomia do país é considerada tão importante que é quase vista como um ritual. Envolve não só as comidas e bebidas, mas também a maneira que os pratos são apresentados, os materiais utilizados e, o mais importante, família e amigos reunidos em volta da mesa.

· A gastronomia francesa foi listada em 2010 como Patrimônio Imaterial da humanidade pela UNESCO.

· Geralmente a refeição francesa é servida em quatro etapas: entrada (ou aperitivos), prato principal, acompanhamento (geralmente baguete e queijo) e sobremesa.

Pratos da cozinha francesa

cozinha francesa

Agora vamos ao que interessa? Listei abaixo alguns dos principais pratos da cozinha francesa.

· Foie Gras: em francês “fígado gordo”, se trata de fígado de pato ou ganso engordados artificialmente. É servido como entrada junto com geleias e torradas ou em forma de mousse e patê.

· Escargots: um dos mais polêmicos e, ainda assim, mais famosos pratos franceses. É, basicamente, um caracol cozido, servido com molhos e ervas. O prato é tão clássico da região que existem talheres específicos para consumi-lo e instrumentos específicos para prepará-lo. Também é servido como entrada.

· Sopa de cebolas: entrada preparada com rodelas finíssimas de cebola, farinha de trigo, vinho branco, pão torrado e o toque final: queijo ralado e gratinado.

· Coq au vin: prato principal e outro clássico francês. É feito à base de carne de galo e vinho. Também pode levar bacon, cogumelos e outras especiarias.

· Gigot d’agneau: pernil de cordeiro que pode ser encontrado em diferentes versões, desde cozido por fora e “rosa” por dentro até em receitas que levam 7 horas para a finalização do prato. É servido como prato principal.

· Blanquete de veau: Prato principal feito de vitela de carne branca com molho branco, cenoura e manteiga.

· Salmão Pouché: salmão cozido em court bouillon (uma água com temperos), com o intuito de manter o sabor do peixe acrescentando o sabor dos temperos. É um famoso prato principal.

· Ratatouille: prato principal, popularizado pela animação de mesmo nome, é basicamente uma mistura de legumes. A berinjela e o tomate são os ingredientes principais.

· Madeleine: um bolinho amanteigado em forma de concha. Uma das sobremesas mais tradicionais na culinária francesa.

· Petit gâteau: sobremesa bem conhecida em terras brasileiras, se trata de um bolo de chocolate com interior cremoso, servido com sorvete de baunilha.

Au revoir

cozinha francesa

Esses são apenas alguns dos pratos mais famosos. Já que, como vimos, a cozinha francesa é realmente rica, existem muitas outras receitas que valem a nossa atenção. E, claro, algo que não pode faltar em qualquer refeição francesa: vinho para acompanhar.

Conseguiu se apaixonar pela cozinha francesa? Então agora é só pôr as mãos na massa ou visitar o restaurante francês mais próximo e se deliciar diante dessa riqueza de sabores!

O restaurante francês Le Restaurant, administrado por franceses, é um dos mais autênticos do Brasil, rodeado pelas maravilhas de Porto Seguro. É o destino ideal para os exploradores de sabores.

Conheça o nosso conceito!

Facebook Comments

Precisa de ajuda?Fale conosco