A região Sul da Bahia possui alguns dos mais belos e acolhedores destinos brasileiros. Território conhecido por sua hospitalidade, boa comida e incríveis belezas naturais, a Bahia com certeza está na lista de próximos destinos de férias de muitos brasileiros. Mas, quer você já esteja planejando sua estadia no belíssimo litoral, quer não, vamos te dar aqui 10 motivos pra adiantar sua ida ao sul da Bahia: 10 pontos turísticos simplesmente imperdíveis!

Praia do Espelho

bahia
Localizada em Trancoso, na estrada de ligação com o povoado de Caraíva, a praia foi nomeada “Praia do Espelho” por conta do grande reflexo do céu que suas águas esbanjam quando em maré baixa. O local é tão deslumbrante que já foi eleita diversas vezes — até mesmo por jornais estrangeiros, como o The Guardian — como uma das praias mais bonitas do Brasil.

Com suas falésias brancas e avermelhadas e água bem clara, o lugar é belíssimo em qualquer época do ano. O charme rústico, as diversas pousadas convidativas e os agradáveis restaurante dão vida ao local. Mas aqui vai uma dica: para presenciar o famoso efeito “espelho” você precisa visitar a praia em época de maré baixa, que varia de horário ao longo do ano.

Para não perder o maior show da Praia do espelho, recomendamos que encaixe seu dia de visita ao dia de maré baixa indicado na Tábua das Marés, fornecida pela Marinha brasileira. Assim você voltará para casa entendendo plenamente o nome dessa praia!

Quadrado de Trancoso

bahia

Ainda em Trancoso (que é realmente um pedacinho do paraíso no sul da Bahia), temos o famosíssimo e queridíssimo Quadrado de Trancoso. Com a Igreja no centro e as casinhas coloniais coloridas ao redor da praça, o Quadrado é o centro histórico da cidade e é conhecido por muitos como o coração de Trancoso.

As casinhas que antes eram moradias de pescadores locais, hoje se tornaram lojinhas de artesanato, restaurantes e bares. A tranquilidade do local (principalmente pela manhã) é tanta que esse costuma ser o destino de diversos famosos brasileiros e estrangeiros.

Mas pra quem curte mais movimentação e energia, o Quadrado de trancoso também pode ser uma ótima opção, pois à noite o local ganha uma nova cara. E como se não bastasse todo a versatilidade e encanto já oferecidos, você ainda tem a possibilidade de curtir uma bela vista no Mirante do Quadrado. Lá você pode observar as Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos e ainda o Rio Trancoso, que divide as duas praias.

Quer mais? Experimente visitar o Quadrado de Trancoso em época de lua cheia e desfrute de um dos mais encantadores finais de tarde possíveis!

Cidade histórica de Porto Seguro

Pra quem curte uma programação mais cultural, a Cidade histórica de Porto Seguro é parada certa! Localizada no centro histórico de Porto Seguro, a Cidade histórica é repleta de histórias da época da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Além da grande bagagem histórica a Cidade é também um colírio para os olhos. Situada na Costa do Descobrimento, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, a Cidade histórica possui uma bela vista do alto e ainda de frente para o mar.

Barra Grande

bahia

A pequena vila encanta os visitantes por suas lindas praias e por sua autenticidade. Repleta de altos coqueiros e árvores, Barra Grande também é conhecida por ter todas as ruas cobertas de areia, fazendo com que você se sinta sempre na praia. Por conta dos  corais e arrecifes da região que criam ondas perfeitas, podemos ouvir Barra Grande ser chamada de mini Indonésia baiana.

O transporte até a vila pode ser feito de barco, pelo porto de Camamu. Vale a pena lembrar também que quem decidir ir até Camamu utilizando um carro particular deve tomar cuidado com o tempo, pois o caminho se torna difícil em dias chuvosos.

Mercado de artesanato de Ilhéus

Fundado em 2001, o Mercado de artesanato de Ilhéus é mais uma dica pra quem quer levar um pouco da cultura local para casa. O pavilhão conta com mais de 85 lojas que comercializam os mais diversos produtos, desde esculturas, camisetas e bijuterias até cocadas de cacau e outras comida típicas.Uma dica rápida é que, em menos de 20 minutos de viajem carro, você também pode conhecer a Fábrica de Chocolate Caseiro de Ilhéus e levar mais algumas lembrancinhas (comestíveis) para casa!

Chapada diamantina

bahia

Meu destino preferido da lista, a Chapada diamantina foge um pouco dos destinos praianos do Sul da Bahia e nos dá beleza em forma de serras, trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Localizada a, aproximadamente, cinco horas de distância (de carro) de salvador, a Chapada diamantina é composta por 24 municípios e as mais diversas  e magníficas opções de passeio.

Dentre as belezas do local estão a imensidão da Cachoeira da Fumaça — a segunda maior cachoeira do Brasil —, as águas azuis cristalinas do Poço Azul e o pôr do sol inesquecível visto do alto do Morro do Pai Inácio.

Para aproveitar ainda melhor os encantos da Chapada Diamantina é importante escolher bem a época do ano em que pretende visitá-la. Por exemplo, a época de seca garante trilhas mais seguras mas também deixa as cachoeiras mais secas. Vai da sua escolha. Importante lembrar também de sempre levar um repelente e usar roupas confortáveis!

Centro histórico de Arraial D’ajuda

O Centro histórico e Arraial D’ajuda conta com uma pracinha aconchegante e casinhas simples e coloridas — algumas transformadas em lojas, padarias, cafés e pousadas — para fazer você se sentir em casa. Além disso, o Centro histórico ainda possui um mirante com uma vista sensacional para o mar.

Prado

bahia

Prado é a cidade com maior infraestrutura da Costa das Baleias, mas não deixa a desejar em nada no quesito belezas naturais. Com praias de areia fina, falésias coloridas, riachos e coqueiros, Prado possui o cenário perfeito para um bom passeio de barco. Outra atração da região é o aparecimento das Baleias Jubarte no período entre os meses de julho e novembro.

Barra do Cahy

bahia

Famosa por ser a praia onde os portugueses desembarcaram em sua primeira visita ao Brasil, a Barra do Cahy possui águas claras onde pode ser visto o encontro do rio com o mar. Do mar , é possível avistar o Monte Pascoal, que segundo o que sabemos, foi o primeiro pedaço de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação. Uma ótima oportunidade de curtir uma praia paradisíaca e ainda poder contar que já visitou a praia com título Nacional da “Primeira Praia do Brasil”.

Teatro Loccitane

bahia

Completando o tema cultural, temos o Teatro Loccitane localizado em Trancoso. Você pode estender sua visita à praia do espelho ou ao Quadrado de Trancoso para conhecer um pouco desse belíssimo local. Além de ter uma visual incrível, o Teatro já foi palco de cantores como Jorge e Matheus, Ivan Lins e Henrique Folger.

O que achou da nossa seleção de pontos turísticos imperdíveis no Sul da Bahia? Ansioso pra conhecer mais dessa região incrível?

Conheça o nosso conceito!

Facebook Comments