Escolha uma Página

Que tal ver a vida por outro ângulo? Fazer um voo de parapente nas falésias de Porto Seguro pode lhe oferecer isso por 20 minutos.

Já pensou em ter um experiência diferente, em ver a vida por outro ângulo? Fazer um voo de parapente nas falésias de Porto Seguro pode lhe oferecer tudo isso por 20 minutos.

As praias da região não precisam ser vistas só do nível do mar. Quer saber tudo sobre o voo de parapente? Confira!

Voo de parapente

Decerto o parapente é um equipamento muito semelhante ao paraquedas, por possuir estrutura flexível e utilizador suspenso. Contudo, a diferença entre eles é que o paraquedista tem como objetivo principal diminuir os riscos de uma aterragem violenta.

Já o parapentista pode usufruir de um voo mais dinâmico. Controlando a direção e a descida, e com as correntes de ar favoráveis, pode se manter voando por longos períodos.

voo de parapente

A princípio o voo de parapente é uma modalidade de voo livre. É considerado um esporte radical e é praticado tanto para recreação quanto para competição. A modalidade de recreação é ofertada, geralmente, como voo duplo de parapente.

Eventualmente muitos pilotos, após se capacitarem e desenvolverem habilidades no esporte, levam amigos e familiares no voo de parapente. Do mesmo modo, tem quem torne a atividade lucrativa, oferecendo voos a terceiros.

Aqueles interessados em voar devem ter em mente dois pontos principais para garantir sua segurança:

  • Fazer um voo de parapente com pilotos experientes, para realizar as manobras necessárias a manusear corretamente o equipamento;
  • Perguntar ao instrutor sobre as condições atmosféricas do local, os pontos de pouso e de resgate.

As falésias de Porto Seguro

Falésias são formações litorâneas que resultam de processos erosivos naturais, ligados às oscilações do nível relativo do mar e das condições climáticas.

Em palavras simples, são os paredões encontrados no litoral, esculpidos pelas ondas e pelas marés. Em parte da região de Porto Seguro, especialmente próxima a Arraial d’Ajuda, é possível ver essa linda formação, que vai de Prado até Belmonte (norte de Porto).

Dessa forma, as praias de Pitinga, Taípe, Caraíva e do Espelho são aquelas mais visitadas pelos que querem ver as falésias de Porto Seguro.

A Praia de Pitinga, é formada por uma pequena enseada de águas cristalinas. Como resultado, as falésias aparecem multicoloridas, mas especialmente avermelhadas. Assim se tornou o local preferido para aqueles que querem se aventurar no voo de parapente.

voo de parapente

Sobrevoando a falésia com parapente

O voo de parapente nas falésias de Porto Seguro é uma experiência inesquecível e contemplativa que dura entre 10 e 20 minutos. Não se trata somente de apreciar um visual maravilhoso, mas de estar em contato com a natureza, desfrutando de uma sensação de liberdade indescritível.

Como essa formação está presente em boa extensão da região, o voo de parapente é muito famoso no local para que o interessado possa ver as falésias de um local privilegiado e ter uma noção da dimensão que ela ocupa em Porto Seguro.

A empresa mais consolidada na região para a prática do esporte é a Parapente Porto Seguro, do instrutor Ivan Bla. O profissional é credenciado na Associação Brasileira de Parapente e na Associação Brasileira de Voo Livre.

Além de oferecer a decolagem a partir das falésias da Pitinga, também decola das montanhas do sul da Bahia (Itamarajú, Itabela e Salto da divisa – Vale do Jequitinhonha).

Como chegar no local

voo de parapente

Porto Seguro pode ser acessado pelo aeroporto internacional que existe na cidade. Para aqueles que desejam ficar em Trancoso, existem algumas opções para chegar no distrito.

Uma delas é pegar a balsa para a travessia entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, que fica a 26 Km de Trancoso, em estrada asfaltada. Em Arraial, há ônibus e vans que partem direto para Trancoso.

O viajante que está de carro não precisa passar por Porto Seguro para chegar a Trancoso. Basta pegar a BR-101 até Eunápolis, a BA-367 em direção Porto Seguro, e entrar na BA-001, em direção Arraial d’Ajuda e Trancoso. No trevo, é só entrar para Trancoso.

Há ainda o aeroporto do Complexo Terravista, situado em Trancoso, apto a receber jatos executivos e voos charter de até 100 passageiros. Ele pode ser utilizado por um preço especial para aqueles que se hospedam no Terravista Vilas.

Em suma, o voo de parapente nas falésias de Porto Seguro é uma experiência inesquecível. A região possui uma bela paisagem que pode ser vista por um ângulo único. Que tal experimentar?

Imagem de destaque CVC

Conheça o nosso conceito!

Facebook Comments

Precisa de ajuda? Fale conosco