A alimentação e a agricultura orgânica são assuntos que causam muita polêmica quando discutidos. Mas quais são os benefícios de se alimentar organicamente?

Em tempos onde a Lei do Agrotóxico é assunto pertinente no dia-a-dia dos brasileiros, uma alimentação totalmente orgânica traz diversos benefícios ao nosso corpo e ao meio-ambiente. Conheça todos os benefícios dos alimentos orgânicos no nosso artigo!

Mas o que é um produto orgânico?

Pois bem, um produto orgânico é um produto que foi obtido sem o uso de hormônios sintéticos ou agrotóxicos. Isto é, um produto obtido sem a ação de uma substância que favoreça seu crescimento de forma não natural.

Em tese um produto totalmente orgânico é um produto totalmente natural. Sendo assim, existem os produtos orgânicos animais e vegetais.

Orgânicos

Animais: Os produtos orgânicos animais são todos aqueles que foram criados sem hormônios de crescimento, ou drogas como anabolizantes e antibióticos.

Vegetais: No caso do produto vegetal, o solo é toda a base do trabalho orgânico. Portanto, um produto orgânico vegetal, é aquele livre de agrotóxicos, pesticidas, agentes químicos ou sementes transgênicas. Assim o solo deixa de ser somente um suporte para a planta, e passa a ser sua principal fonte de nutrição.

Os vantagens de uma alimentação orgânica

A grande vantagem dos produtos orgânicos (além de um produto mais natural e saudável para consumo) é a preservação de um solo livre de substâncias químicas: mais fértil e livre de toxidades.

Orgânicos

Dessa forma, a gestão do meio que vivemos ocorre de uma maneira mais sustentável e equilibrada, possibilitando um melhor manejo do ambiente e do solo em si. Isso facilita tanto a preservação da natureza quanto a harmonia do homem com ela, garantindo assim a saúde de todas as partes.

Quando são utilizados fertilizantes, várias complicações podem acontecer como consequência desses agrotóxicos. Uma delas, é a possibilidade da contaminação de lençois d’água por meio do solo.

Com isso, rios e lagos acabam poluídos por agentes químicos, afetando toda a biodiversidade que ali existe. Isto é, mudando o curso natural do ecossistema.

Com o uso de adubos orgânicos, a vida silvestre é preservada nas áreas naturais conservadas, e assim, não sofrem com a perda de seu habitat natural. Isso revitaliza o solo e restaura toda a biodiversidade que ali existe.

A agricultura orgânica economiza energia pois foge da intensa mecanização que hoje acontece nas áreas rurais de grande produção. Assim, o solo fica protegido de erosão, pois são utilizadas técnicas como rotação de culturas e a compostagem, que mantém o solo produtivo por muitos anos.

Orgânicos

Além de todos os benefícios ecológicos atrelados ao uso da produção orgânica para o meio-ambiente, não podemos esquecer do sabor dos produtos orgânicos.

Alimentos orgânicos, além de mais nutritivos, também são mais saborosos. Os solos ricos em matéria orgânica e livres de agrotóxicos agregam mais valor nutritivo ao seus alimentos. O sabor e o aroma ficam mais intensos e mais gostosos do que produtos que sofrem o uso de fertilizantes.

Organic Food Festival em Trancoso

Em meio a esse debate, um evento foi realizado com o intuito de apresentar e incentivar o público a uma alimentação orgânica e mais saudável, o Organic Food Festival.

O evento, que aconteceu durante os dias 27 e 30 de setembro, é consequência de algo que a comunidade de Trancoso vem fazendo a um tempo. A região vem realizando diversas ações pelo incentivo a um estilo de vida sustentável e pela preservação de seus bens naturais.

Orgânicos

Um exemplo foram os projetos de sustentabilidade ecológica que aconteceram nas escolas da região de Porto Seguro.

Dessa forma, e como resposta ao alto índice de consumo de agrotóxicos do país, o Organic Food Festival foi criado. Reunindo nove profissionais da gastronomia e produtores orgânicos, o evento fez uma programação muito especial ao público. A programação incluiu:

  • Sarais;
  • Workshops;
  • Aulas de culinária pras crianças;
  • Piquenique orgânico;
  • Aula de yoga;
  • Almoço;
  • Jantar;
  • Visita aos produtores;

O evento foi público e visava principalmente a troca de informações e a conscientização para uma melhor qualidade de vida. Também tinha o intuito de difundir os produtos orgânicos bem como provocar debates sobre os meios de produção.

Conheça o Blog do Teatro L'Occitane

Facebook Comments