Escolha uma Página

Antonov An-225 Mriya é o maior avião do mundo.

A princípio o Cossack (como é chamado pela OTAN), ou Antonov An-225 foi produzido pela Antonov Design Bureau na União Soviética, na década de 1980, onde atualmente se localiza a Ucrânia. Ele foi construído com o intuito de transportar o ônibus espacial Buran.

Ou seja, é um projeto que, inicialmente, integrava o Programa Espacial da União Soviética. Conheça um pouco mais sobre essa aeronave!

História do Antonov An-225

O primeiro voo do maior avião do mundo foi em 21 de dezembro de 1988. Posteriormente, se “apresentou” no Show Aéreo de Paris, em 1989, e no Show Aéreo Internacional de Farnborough, em 1990. Uma segunda unidade, que começou a ser construída no fim da década de 90, ficou armazenada até em 2006.

Isso aconteceu devido ao colapso da União Soviética em 1990 e o cancelamento do programa espacial. Somente quando surgiu a necessidade de um Antonov An-225 adicional que, em setembro de 2006, completaram a construção da segunda aeronave.

Uso da aeronave

Atualmente, o Antonov An-225 Mriya é operado pela Antonov Airlines (Ucrânia) e é utilizado para transportar cargas de grandes proporções. Isso porque seu tamanho é inacreditável. Ele comportaria facilmente mais de 1.500 pessoas.

A aeronave consegue carregar até 250 toneladas internamente, com comprimento de até 44 metros, ou 200 toneladas na área superior à fuselagem (transporte externo, que foi como ele transportou o ônibus espacial). No segundo caso, a carga pode ter até 70 metros de comprimento e deve ter o mínimo de aerodinâmica.

maior avião do brasil

Veja algumas de suas especificações:

  • 6 Motores ZMKB Progress Lotarev D-18T (propulsão);

  • 16 trens de pouso;

  • 600 toneladas é o peso máximo de carga permitido para conseguir decolar;

  • 88,4 metros de envergadura de asa;

  • 84 metros de comprimento;

  • Velocidade máxima de 865 km/h;

  • 18,1 metros de altura (excluindo o trem de pouso);

  • 4.500 km de autonomia de voo com carga máxima;

  • 15.400 km de autonomia de voo com tanques de combustível cheios;

  • 6 pessoas na tripulação.

Recordes e curiosidades sobre o maior avião do mundo

O maior avião do mundo transportou, em 2001, uma carga de 253,86 toneladas, a uma altitude máxima de 2 km. Ele atingiu a velocidade média de 763,2 km/h e percorreu 1.000 km.

Para colocar todo esse peso no ar, entretanto, não é fácil. Enquanto um Boeing 747 preciso de 65 mil litros de combustível para percorrer 5.000 km, o Antonov An-225 precisa de 95 mil litros.

Você pode estar se perguntando sobre sua envergadura. Afinal, se ele é o maior avião do mundo, é provável que tenha a maior envergadura de asa. Mas isso não é verdade. Ele perde para o Hughes H-4 Hercules “Spruce Goose”.

Contudo, o Goose é mais curto e mais leve, nunca voou acima de 21 metros, e voou somente uma vez. O Antonov An-225 já executou centenas de voos.

As viagens do avião ao Brasil

O Antonov An-225 já pousou no Brasil duas vezes. Em 2010, foi contratado, a serviço da Petrobras, por uma empresa britânica de frete aéreo (Chapman Freeborn Airchartering). Ele transportou três gigantescas válvulas para a Refinaria de Paulínia, pousando no aeroporto de Cumbica (SP).

Em 2016, o maior avião do mundo apareceu novamente em São Paulo, dessa vez em Viracopos (Campinas). Ele decolou de Viracopos e pousou em Guarulhos, onde foi carregado com um mega transformador com destino ao Chile.

Na hora do carregamento, ocorreram problemas de posicionamento do trilho que conduziria o transformador ao interior do compartimento de cargas. Isso fez com que a decolagem fosse adiada em quase 4 horas.

maior avião do brasil

Outros gigantes da aviação

O Antonov An-225 não está sozinho nos céus. Existem outros gigantes da aviação, como:

  • Boeing 747-8: versão mais recente do clássico jumbo, esse Boeing tem 76,3 metros de comprimento. Na versão de carga, que é inviável financeiramente, pode transportar até 107 toneladas. Na versão para passageiros, tem capacidade para 605 pessoas;

  • Airbus A340-600: com 75,36 metros de extensão, pode transportar até 440 passageiros por vez. Atualmente, não é muito utilizada para passageiros, mas ainda opera no setor de carga;

  • Lockheed Martin C-5 Galaxy: maior avião militar da atualidade, tem 75,31 metros de comprimento;

  • Airbus A380: com 72,7 metros de comprimento, integra a frota de 13 companhias aéreas do mundo. Só a Emirates Airlines possui 90 unidades da aeronave, que possui dois andares e pode transportar até 800 pessoas. Entretanto, as companhias escolhem a configuração que transporta 540 passageiros.

Já imaginou andar no Antonov An-225? Deve ser uma sensação incrível e ao mesmo tempo assustadora estar a bordo do maior avião do mundo. Mas fica a dúvida: será que uma turbulência consegue balançar esse gigante do ar?

Fotos de The Points Guy, CopyBook e AirWay.

Conheça o Aeroporto Terravista

Facebook Comments

Precisa de ajuda? Fale conosco