Escolha uma Página

Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre a Música Popular Brasileira e sobre toda a sua representatividade no cenário brasileiro, desde quando surgiu até o momento atual.

A cultura é algo que deve ser intrínseca em uma sociedade, a filosofia diz que não existe sociedade se a cultura não se fizer presente.

Então, prossegue dizendo que não existe educação se não houver a cultura.

Mas o que quer dizer isso? Quer dizer que se você aprendeu algo, é porque alguém criou isto e você se apropriou deste conhecimento, isso é cultura.

Engloba diversas fases de uma sociedade, a educação, a comida, a dança, o teatro, a forma com que você se porta na sociedade, se veste e claro, a música.

São muitas as outras coisas que poderíamos citar, porém, buscamos não nos alongarmos muito na introdução.

Pensando dessa forma, concluímos que a música popular é algo que sempre está presente em uma nação, correto? Correto!

Então, temos a Música Popular Brasileira, um movimento que segue gerando bons frutos aos nossos ouvidos assim como já gerou no passado.

Na publicação de hoje vamos conhecer os principais artistas, instrumentos e também um pouco da história inicial da MPB.

Afinal, se você é um amante ou uma amante de música boa, sabe valorizar as letras e melodias que artistas brasileiros contribuíram para a popularização em nossa nação.

Quer conhecer ainda mais sobre a história da Música Popular Brasileira, seus principais nomes e vertentes mais fortes em toda sua existência?

Então leia até o final e deixe seu comentário logo após a publicação, afinal, sua opinião é de suma importância para que possamos continuar trazendo conteúdo de qualidade aqui para o blog.

Sem maiores delongas, vamos lá:

Música Popular Brasileira – CONHEÇA SUAS VERTENTES!

Música Popular Brasileira

Música Popular Brasileira

Surgimento da Música Popular Brasileira

Mas afinal, como se criou e o que a mantém tão forte até os dias de hoje? O que trouxe à tona a Música Popular Brasileira?

Também conhecida como MPB, surgiu na década de 60, sob forte influência de dois movimentos musicais já muito enraizados no cotidiano das rádios brasileiras.

Bossa Nova

Bossa Nova

O primeiro movimento era a bossa nova, influenciada pelo jazz americano, tendo seu auge na metade da década de 50.

Já o outro movimento era baseado no folclore brasileiro, que valorizava – e muito – as raízes brasileiras, já existente desde a década de 30.

Um era totalmente o oposto do outro, enquanto o primeiro representava a sofisticação da música, o outro trazia as raízes de uma nação.

Na década de 60 os dois movimentos se uniram e criaram o que hoje conhecemos como a Música Popular Brasileira, que ganhou um empenho ainda maior depois da tomada militar em 1964.

A música lutou muito contra o governo militar pelos 20 anos seguintes.

Sua fama estrondosa se deu justamente pela luta contra o governo, e também devido aos festivais de música criados na época para entreter a população através das televisões.

Correlações com a Música Popular Brasileira

Apesar de muitas pessoas fazerem correlações da Música Popular Brasileira com outros estilos musicais, é bom deixar algo bem claro.

A MPB é um estilo único, ou seja, não pode ser comparada com o samba ou frevo, mas sim como uma tentativa de unir todos os os estilos tradicionais brasileiros.

Samba

Samba

Confuso, não?

Em poucas palavras, os estilos musicais possuem ligação, mas jamais serão a mesma coisa.

A bossa nova tentou a mesma coisa, porém não obteve tanto sucesso como a MPB possui até o momento atual. Muitos críticos dizem que o termo Música Popular Brasileira foi um bom marketing ao modelo musical.

Hoje, os considerados principais instrumentos do estilo musical são:

  • violão;
  • atabaque;
  • pandeiro;
  • e guitarra.

A bateria também se tornou essencial ao longo do tempo, dada às suas batidas fornecerem tanta melodia às músicas criadas pelos artistas e suas respectivas bandas.

Principais Artistas da MPB

Agora que você já entendeu sobre a história e também correlações da MPB com outras vertentes musicais, vamos conhecer um pouco melhor seus artistas?

Abaixo deixamos alguns deles eleitos pela revista Rolling Stones como os 5 maiores artistas da MPB, leia conosco:

  • Tom Jobim: um dos criadores da bossa nova e maior expoente da música brasileira em todo o mundo;
  • João Gilberto: influenciado pelo jazz americano, criou uma nova batida, que fez parte também da bossa nova;
  • Chico Buarque: icônico, também é dramaturgo e escritor, possuindo mais de 80 discos lançados;
  • Caetano Veloso: pop, considerado como uma pessoa de grande valor intelectual, foi exilado do país durante o golpe militar;
  • Jorge Ben Jor: caracterizado pela mistura de linhas, usando do rock, samba e até mesmo a bossa.

Provavelmente você já conhecia cada um deles, qual é seu preferido?

Principais artistas

Principais artistas

E então, o que achou do conteúdo que trouxemos hoje sobre a Música Popular Brasileira? Qual seu artista favorito? Sabe tocar algum dos instrumentos mais utilizados?

Qual sua música preferida? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Conheça o Teatro L'Occitane

Facebook Comments

Precisa de ajuda?Fale conosco