Escolha uma Página

Ao longo da história, a França sempre foi ícone de sofisticação. É claro que a culinária do país acompanhou: a expressão “chef francês” até hoje conjura imagens de pratos de requinte. Neste artigo, explore conosco a história e as características da culinária francesa.

 

culinária francesa

Origens

A culinária francesa começou a tomar sua identidade durante a Idade Média. Em banquetes reais, muitos pratos eram preparados simultaneamente e servidos em longas mesas dedicadas à festa. Esse costume denomina-se service en confusion. Na época, comia-se com as mãos. A cultura alimentar, apesar de grandes diferenças nos métodos de preparação e serviço, era parecida com a de hoje: carnes acompanhadas de mostardas e comidas repletas de fortes molhos eram comuns.

Na culinária francesa da época, é importante ressaltar a atenção à estética. Desde então, a comida sempre foi uma experiência dedicada ao paladar e à visão em medidas iguais.

A França de Catarina

A mais poderosa mulher da Europa no século XVII, Catarina de Médici, foi a mulher responsável por um salto na cultura francesa sem precedentes. Nobre italiana, casou-se com o francês Henrique II e veio a se tornar rainha do país. A influência da Itália foi absorvida pela nobreza francesa, e a culinária passou a pertencer à gama das mais belas artes. A arte de comer agora envolvia aspectos teatrais, prataria refinada e jogos de cores.

 

culinária francesa

Belas artes

A arte da culinária francesa passou por grandes avanços nos séculos subsequentes graças aos esforços de chefs geniais. Há alguns nomes indispensáveis para a história da culinária, como Carême, que introduziu a tradição de servir cada convidado diretamente na mesa; Montagné, que escreveu “a Bíblia da culinária francesa”; e Escoffier, que desenvolveu técnicas modernas de preparação utilizadas até hoje, sendo considerado por muitos o pioneiro da haute cuisine (alta cozinha, a culinária praticada com extremo cuidado artístico, qualidade e sofisticação).

Nova arte

O recentemente falecido chef Paul Bocuse foi o maior ícone do movimento gastronômico nouvelle cuisine – “nova cozinha”. As tradições da nouvelle cuisine permanecem até hoje na alta gastronomia: os pratos são leves, não muito cozidos, e livres de molhos e gorduras fortes.

O foco desse estilo era a clareza no sabor e simplicidade na apresentação – tudo livre de sistematizações e complicações. O movimento deu luz a mudanças na culinária mundial.

A culinária de hoje é um reflexo da nouvelle e do fusion cuisine, que incentiva experimentos inusitados com o sabor, combinando tradições diferentes.

Os pratos fundamentais da culinária francesa sobreviveram até hoje. Entre eles estão o essencial coq au vin (frango ao vinho), o soupe a l’oignon (sopa de cebola e carne com queijo derretido), o suflê de chocolate e o renomado ratatouille (ensopado de vegetais com alho), que juntamente com Bocuse, inspirou a animação homônima.

 

culinária francesa

O vinho francês

A França é a vanguarda mundial dos vinhos, campeã em tradição, qualidade e requinte. Os vinhos são tão prolíficos no país que cada região tem seu sabor característico. Os vinhos de Bordeaux são os de maior sucesso. A vinícola Chateau Margaux, mundialmente famosa, situa-se na região e produz os vinhos mais caros do mundo. O champagne, a leve bebida de fim de ano, provém da região de Champagne.

O país é grande exportador destas bebidas. No Brasil, há surpresas francesas deliciosas por preços bem acessíveis como os vinhos da Château de Beaubois.

Culinária francesa no Brasil

Trancoso orgulha-se de ser uma das cidades brasileiras que mais atrai talento estrangeiro.

Aliando-se ao charme e à hospitalidade do povo baiano, o casal francês Marie-Laure e Guillaume instalou no complexo Terravista o Le Restaurant, que proporciona as delícias que exploramos neste artigo. Venha visitar Trancoso e desfrutar do ápice da culinária (genuinamente francesa!) e leve embora um pouquinho de França com você.

culinária francesa

 

Fontes

https://www.thespruce.com/introduction-to-french-food-and-cooking-1375348

https://www.thespruce.com/classic-french-dishes-for-beginners-4118353

https://www.britannica.com/topic/nouvelle-cuisine

http://drinks.seriouseats.com/2014/02/french-wine-for-beginners-what-is-burgundy-bordeaux-essential-wine-regions-grapes-in-france-basics.html

Conheça o nosso conceito!

Facebook Comments

Precisa de ajuda?Fale conosco