Entre paradisíacas praias e o calor do verão baiano, o Instituto Dominique Geiger luta para contribuir para a qualidade de vida de Trancoso.

O Instituto Dominique Geiger, é uma organização que tem seu foco em realizar ações para o desenvolvimento da região. Você já conhece o Instituto DG?

História

O instituto DG é um projeto recente, idealizado em meados de 2017. Mas você sabe da onde surgiu seu nome? Dominique Geiger é a esposa de Reinold Geiger, idealizador e presidente do Teatro L’occitane e da marca L’Occitane en Provence.

Dominique Geiger é francesa e nasceu em Paris, onde se formou em direito. Quando era jovem, veio ao Rio de Janeiro por 6 meses e se apaixonou pelo país conhecido pelo samba e pela simpatia dos brasileiros, alimentando seu sonho de um dia ter uma casa no país.

Muitos anos depois, ela conseguiu realizar seu sonho. Em Trancoso, Dominique finalmente comprou uma casa e fez muito mais. Apaixonada por música, foi mentora por muitos anos do Festival Música em Trancoso, associando o acesso a educação e a cultura a prosperidade e qualidade de vida.

Assim, Dominique sempre se preocupou com causas humanitárias independente de onde estivesse. Em 2017, Dominique Geiger faleceu, então seu marido Reinold Geiger fundou o Instituto DG, que leva seu nome e seus ideais para sempre como uma homenagem a esposa.

instituto

Foco

O instituto tem como principal foco o desenvolvimento da região de Trancoso e Porto Seguro. Portanto, a organização visa implementar diversos projetos em escolas e centros culturais como o Teatro L’Occitane.

Os projetos e as ações realizadas tem o objetivo de suprir lacunas e atender as necessidades da localidade. Inspirados nos ideais de Dominique Geiger, o Instituto sempre leva em conta suas causas e seu verdadeiro propósito.

Sendo assim, realiza ações educativas nas escolas públicas da região, projetos voltados a saúde dos cidadãos e para conscientização da responsabilidade ambiental.

Ações

Até o momento (05/02/2019) o instituto Dominique Geiger realizou 3 principais projetos, sendo dois deles focados a conscientização e educação nas escolas da região, e outro voltado a saúde.

Projeto Viver Bem

Cerca de mill alunos das escolas Higina Cristo e Maria dos Anjos fizeram parte do programa socioeducacional. O conteúdo abordado nas aulas e palestras foram saúde, valores, responsabilidade ambiental e comportamento social, tudo isso numa realização em parceria com o Instituto Criança é Vida.

Assuntos como respeito, controle sobre a mente e noções de higiene íntima foram abordados para enfim mostrar a importância das decisões que nos permitem viver melhor.

Além disso, o Projeto Viver Bem capacitou diversos professores aumentando assim a disseminação do conteúdo e da informação trazida as escolas.

instituto

Projeto Crescer com Valores

Esse, assim como o Projeto Viver Bem, é focado na educação, mas agora com um reflexo na saúde. Os professores das duas escolas públicas – Higina Cristo e Maria dos Anjos – receberam aulas e treinamentos.

O instituto foca muito em trazer informação aos professores pois acredita que estes sejam pessoas chaves no processo de formação dos alunos. Assim, o projeto trouxe a oportunidade dos educadores aprimorarem suas ferramentas de ensino em torno de valores essenciais para a formação das crianças.

Além disso aconteceu a distribuição de material de apoio, como lápis, borracha, caneta e outros materiais escolares, até pen drives com músicas e vídeos educativos.
Entre os valores abordados com os alunos, estavam:
  • autoconhecimento
  • respeito
  • tolerância
  • gentileza
  • amizade
  • lealdade
  • gratidão
  • certo e errado
  • consumismo
  • sustentabilidade
  • conflitos
  • escolhas
  • entre outros;

Projeto Rever

Agora atuando no setor da saúde, o Projeto Rever aconteceu durante o festival Música em Trancoso de 2018 entre os dias 5 e 9 de março. A realização foi dessa vez em parceria com a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, com apoio do Mozarteum Brasileiro.

Duranteo projeto o instituto disponibilizou consultas oftalmológicas e óculos para a população de baixa renda da região, tudo gratuitamente.

Isso aconteceu na Casa das Festas do Quadrado de Trancoso, onde cerca de 662 pessoas, entre adultos e crianças foram atendidas por diversos profissionais. Além disso, 704 óculos foram doados para a população local de baixa renda.

E você, conhecia o Instituto Dominique Geiger? Confira abaixo o vídeo do Projeto Rever:

Facebook Comments