Escolha uma Página

Aprender a Como Comprar um Imóvel vai lhe fazer enxergar o mercado imobiliário de uma forma totalmente diferente do que enxergava antes.

Olá, tudo bem?

Hoje falaremos um pouco melhor sobre um processo que possui grande importância dentro do ramo imobiliário: a compra de um imóvel.

Desde seu início, onde buscamos a orientação de algum advogado que trabalha com esse nicho, até a finalização da compra e venda no Cartório de Registro de Imóveis.

Quer aprender a Como Comprar um Imóvel? Acompanhe-nos até o final e deixe um comentário caso ainda tiver alguma dúvida.

Vamos lá, leia conosco!

Dicas Gerais sobre Como Comprar um Imóvel

Dicas Gerais sobre Como Comprar um Imóvel

Dicas gerais sobre como comprar um imóvel

Agora que já lhe introduzimos ao conteúdo principal, está na hora de conhecer algumas dicas gerais sobre a compra de imóveis.

Continue lendo, pois ainda traremos a lista de documentação necessária para a compra, além de uma dica importante sobre onde você pode comprar seu terreno ou casa com segurança.

Leia conosco:

Tenha um Advogado

Antes de trazermos algumas dicas técnicas, é interessante ressaltarmos a presença de um advogado especializado em imóveis durante a transação.

É claro, aprender a como comprar um imóvel em seus mais específicos detalhes é de suma importância.

Isso porque uma pessoa que possui diversos imóveis, ou então busca adquiri-los, necessita entender um pouco melhor sobre todos os trâmites legais.

Mas, a presença do advogado é essencial e pode lhe auxiliar nesse processo. Inclusive, você pode contratar diversas sessões de consultas e indagar sobre o processo de como comprar um imóvel.

Além disso, o advogado especializado na compra de terrenos e outros itens do ramo imobiliário, já conhece o meio, as pessoas, o início, o meio e o fim.

Começarmos sozinhos em uma jornada que nunca fizemos pode acabar trazendo problemas em médio e longo prazo.

Como a falta de alguma documentação, ou até mesmo a demora exacerbada do processo no cartório pela falta de alguém em cima, ligando rotineiramente, perguntando o estágio em que se encontra a escritura.

Vale ressaltar, que o cartório possui 30 dias para entregar um processo feito, mas esse período pode se estender por alguma exigência de documentação que não foi cumprida.

Geralmente, um processo simples de compra e venda, onde o imóvel está em dia com suas obrigações e não existem exigências, demoram entre 12 a 14 dias para ficar pronto.

Portanto, caso queira aprender a como comprar um imóvel ou vai iniciar a compra de algum e nunca fez isso, tenha um advogado ao seu lado.

Busque por Bons Vendedores

De nada adianta você aprender a como comprar um imóvel nos mínimos detalhes, caso ainda busque vendedores que não estão a altura do seu respeito e nível intelectual.

Muitas pessoas no ramo imobiliário buscam vender algo que não é real, isso acontece principalmente quando tentam ganhar vantagem financeira em cima de quem tem dinheiro.

Muitas vezes, o terreno realmente é de boa qualidade, a casa é exímia, mas… nada está em dia.

IPTU, ITBI, e outros impostos que necessitam estar em dia no momento da compra estão em aberto, e isso acaba dificultando o processo.

Portanto, busque por boas imobiliárias, bons vendedores, pessoas de boa índole que realmente ofereçam bons terrenos, em dia com suas obrigações.

Existem casos em que o terreno já foi vendido para mais de uma pessoa, e o charlatão segue fazendo vítimas. Portanto, novamente ressaltamos a importância em ter um advogado experiente ao seu lado.

Continue lendo, pois ao final do conteúdo deixamos uma dica incrível de um local respeitado onde você pode comprar terrenos de alta qualidade, beleza, sofisticação e elegância.

Documentação Necessária

Documentação Necessária

Documentação necessária

Agora que já leu nossas duas dicas principais sobre a compra de imóveis, está na hora de conhecer os documentos necessários para a compra.

Veja conosco:

Documentos do vendedor (pessoa física):

  • Cópia autenticada do RG e CPF de todos os proprietários;
  • Certidão de casamento atualizada;
  • Pacto antenupcial registrado ou da Escritura Pública de pacto antenupcial;
  • Endereço;
  • Profissão de todos os proprietários e cônjuges.

Caso a compra seja realizada diretamente com a imobiliária ou uma construtora, por exemplo, os documentos são:

  • Contrato Social Consolidado;
  • Inscrição no CNPJ;
  • RG e CPF dos sócios administradores, assim como endereços e profissões;
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial;
  • Certidões negativas de tributos federais;
  • Certidão negativa de contribuições previdenciárias (INSS).

Documentos do comprador:

  • RG e CPF (quando casado, do cônjuge também);
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Pacto antenupcial registrado;
  • Endereço completo e profissão.

Documentos do imóvel:

Assim como serão necessários os documentos dos indivíduos envolvidos na transação, é preciso fazer o levantamento dos documentos do imóvel. A documentação é a seguinte:

  • IPTU;
  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Certidões negativas de ônus e ações;
  • Certidão do cadastro no município, valor venal e certidão negativa de débitos municipais do imóvel;

Pagamento de taxas

A principal taxa a ser paga é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que varia de acordo com o município. Mas, em geral, é entre 1% e 3% do valor do imóvel.

Deve ser requerida a emissão da guia do ITBI constando as informações do comprador, do vendedor e do imóvel, assim como o valor pago pelo imóvel.

A prefeitura avaliará o valor, tendo como referência o valor venal, e determinará o valor do ITBI, considerando que há variações de acordo com o valor do imóvel.

É comum que os gastos com tributos como escritura, ITBI e registro posterior sejam, em média, 5% do valor do imóvel.

Registro da Escritura

Registro da Escritura

Registro da escritura

E claro, agora que já sabe melhor como comprar um imóvel e já está com sua escritura feita, é o momento de levá-la para registra.

Esse primeiro processo citado é feito em um Tabelionato ou Cartório de Notas, mas ainda é necessário registrar a escritura diretamente na matrícula.

O processo se dá levando a escritura agora feita, até o Registro de Imóveis da Comarca onde está localizado o terreno.

Ressaltamos a importância de ter um advogado experiente no assunto por perto, pois ele lhe auxiliará nesse momento tão importante.

Agora, leia conosco a dica principal do conteúdo: o melhor lugar que você poderia encontrar para comprar o imóvel dos seus sonhos. Leia conosco!

Conheça e Anuncie com a Terravista Brasil Imóveis

E você, está querendo comprar seu imóvel com segurança, qualidade, luxo, elegância e sofisticação? Busca por imóveis que estejam em dia com suas obrigações? Então saiba que chegou até o local certo.

O Terravista Brasil é um complexo que engloba arte, lazer, esporte, sossego e muito luxo para seus visitantes e moradores. Aqui realizamos a compra, venda e aluguel dos imóveis luxuosos dos condomínios Terravista Vilas e Villavista Golf.

Você vai encontrar os melhores imóveis de Trancoso, uma das praias mais paradisíacas de nosso país, e tudo isso sem sair de casa.

E então, está esperando o quê? Faça um tour pelo nosso site e fique por dentro de todas as novidades de casas, terrenos, dentre outros imóveis.

Vá até a nossa página inicial clicando aqui.

Anuncie e compre seu imóvel no Terravista Brasil

Anuncie e compre seu imóvel no Terravista Brasil

E então, o que achou do nosso guia sobre como comprar um imóvel? Esclareceu suas indagações sobre esse assunto? Qual parte do processo achou mais importante?

Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Conheça o nosso conceito!

Facebook Comments

Precisa de ajuda?Fale conosco