Escolha uma Página

Ser sustentável é uma necessidade. A devastação das florestas, a poluição e outras agressões ao meio ambiente atentam diretamente contra a vida humana. A situação do planeta é preocupante.

Por isso, nós temos a responsabilidade de agir de forma sustentável para garantir que as futuras gerações possam usufruir dos recursos naturais que utilizamos agora. Mas como mudar de postura? Falamos um pouco sobre o tema no post de hoje.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é baseada em um tripé composto por responsabilidade social, proteção ambiental e sucesso econômico. Ou seja, vai além do meio ambiente para, em igual importância, valorizar os aspectos social e econômico.

Na definição relatório de Brundtland (1987), da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações”.

Motivos para viver de uma forma sustentável

O altruísmo já seria um motivo suficiente para viver de forma sustentável. Como diz o conceito de desenvolvimento sustentável, as gerações atuais não devem comprometer a vida das gerações futuras.

Caso contrário, atuariam de forma egoísta, acabando com os recursos naturais que temos hoje sem se preocupar com a vida no planeta.

Além de colaborar com o planeta e com as gerações futuras, viver de forma sustentável traz mais consciência aos nossos atos. Entender as consequências positivas e negativas de nossas atitudes também nos permite envolver mais com o mundo em que vivemos e passamos a ter outra visão sobre o consumo.

Consumo responsável e sustentável

sustentável

Consumo sustentável é um consumo responsável e consciente. Ele é o oposto do consumo imediatista, que busca uma rápida satisfação sem considerar as consequências e os danos provocados ao meio ambiente. 

Para o Ministério do Meio Ambiente, o consumo sustentável “envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados”.

Você compra somente o que é necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível? Então realiza um consumo sustentável. Isso ajuda a reduzir o uso dos recursos naturais e da produção de lixo e outros materiais tóxicos.

Dicas e atitudes

Todas as nossas escolhas de consumo trazem algum tipo de consequência para o meio ambiente. Quando se pratica o consumo responsável e sustentável, os danos são os menores possíveis. Quer algumas dicas para adotar esse tipo de consumo? Veja:

  • Economize água, tomando banhos rápidos, evitando a troca desnecessária de água da piscina etc.;
  • Promova o aproveitamento integral dos alimentos e opte pelos alimentos orgânicos;
  • Prefira, sempre que possível, o transporte público, para reduzir a emissão de CO²;
  • Adote o uso compartilhado de produtos ao invés da posse e do uso individual;
  • Aproveite ao máximo seus eletrônicos, inclusive o smartphone;
  • Opte por um carro elétrico;
  • Recicle o lixo doméstico;
  • Apoie o produtor local.

Organizações que promovem ações sustentáveis

Existem inúmeras organizações que promovem ações sustentáveis. Aquelas mais conhecidas ao redor do mundo são as Organizações Não-Governamentais voltadas à proteção do meio-ambiente. São exemplos o Greenpeace e a WWF (World Wide Fund for Nature).

Há também empresas que se destacam como sustentáveis, como Philips, Natura, Fiat, Walmart e Coca-Cola. O Terravista Brasil é um dos empreendimentos com total comprometimento com a causa sustentável e ambiental de Trancoso (BA). 

Além de abranger duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), totalizando 362,53 hectares de conservação de Mata Atlântica, possui 71 hectares de Reservas Legais, áreas onde a urbanização não é permitida.

Para manter tudo isso com ações sustentáveis, o Terravista desenvolve um Plano de Responsabilidade Socioambiental, voltadas para a comunidade e para o público interno.

As ações são palestras sobre temas ambientais, ações de plantios de árvores, visitas acompanhadas de reconhecimento do meio, campanhas ambientais e implementação de hortas em escolas.

Agir de forma sustentável é a responsabilidade que cada um de nós tem para a preservação do meio ambiente e do planeta. Adota o consumo responsável no seu dia a dia e se envolva mais com ações de proteção ambiental. Faça como o Terravista!

Conheça o nosso conceito!

Facebook Comments

Precisa de ajuda?Fale conosco