Que as Comidas Típicas da Bahia são de deixar qualquer brasileiro ou estrangeiro com água na boca, não é novidade alguma. Mas você conhece os principais pratos desse lindo estado?

Olá, tudo bem?

Hoje vamos continuar nossa série de publicações sobre gastronomia e culinária local baiana, trazendo um pouco mais da história e de pratos deliciosos desse lindo estado nordestino.

A grande maioria é apimentado, mas também existem alguns sem o uso de pimenta, caso você não goste muito da especiaria. De toda forma, todos eles são deliciosos.

Então, caso queira conhecer as principais Comidas Típicas da Bahia, acompanhe-nos até o fim do conteúdo e deixe um comentário. Sem maiores delongas, vamos lá.

Leia conosco!

História da Culinária Baiana

História da culinária baiana

História da culinária baiana

Caso você seja um amante da culinária baiana, então encontrou a publicação perfeita para testar os principais pratos do estado nordestino aí na sua casa.

A história das comidas típicas da Bahia possuem um passado que vem de outros países, mais especificamente de outro continente, a África.

Trazida principalmente pelo povo africano há séculos atrás, possuindo maior influência através do povo iorubá do norte da África, a culinária baiana hoje é um misto entre ingredientes brasileiros e africanos.

Isso acontece porque com a chegada dos iorubás e suas receitas únicas, foram necessários alguns ajustes nas comidas para que continuassem com o mesmo gosto.

Afinal, nem todos os ingredientes encontrados no antigo continente estavam presentes em solo brasileiro, foi aí que elas se tornaram uma mescla entre Brasil e África.

Mas, isso não teve nada de ruim, afinal, atualmente as comidas típicas da Bahia são elogiadas até mesmo por estrangeiros que conhecem o estado em suas viagens.

Portanto, acompanhe-nos a seguir e conheça os principais pratos baianos. E claro, separe os ingredientes apimentados, pois comida fria aqui não se cria.

Leia conosco!

Acarajé

Jamais poderíamos escrever um conteúdo sobre as comidas típicas da Bahia sem citar o acarajé, que talvez seja o prato mais conhecido do estado em território nacional.

Aqui em nosso site ele já recebeu até mesmo uma publicação exclusiva sobre sua receita. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê.

Acarajé

Acarajé

Acaçá

Possuindo um cunho espiritual na cultura africana, o acaçá é outra deliciosa receita baiana que deve então estar na sua lista de receitas para experimentar ao menos uma vez na vida.

Mas, o que é o acaçá?

Trata-se de um bolinho afro-baiano feito de farinha de arroz ou de milho, cozido em ponto de gelatina e envolvido ainda quente, em folhas de bananeira.

Acaçá de arroz

Acaçá de arroz

Bobó de Camarão

Caso seja um fã de frutos do mar e ame camarão, então precisa conhecer essa delícia baiana conhecida como bobó e consumida em diversos restaurantes do estado.

De consistência cremosa, é feito com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco, misturados no purê de macaxeira e mais azeite de dendê, gengibre e camarões secos.

É servido acompanhado de arroz branco, mas também pode ser servido com pirão.

Bobó de camarão

Bobó de camarão

Xinxim de Galinha

Já pensou em misturar alguns temperos diferentes e ter um resultado único?

Então vai gostar dessa receita que une galinha ensopada com amendoim, é isso mesmo que você leu. E o melhor de tudo isso é que fica uma delícia.

Além de galinha ou amendoim, ele pode ter frango, castanha, camarão e muito tempero!

Xinxim de galinha

Xinxim de galinha

Moqueca de Peixe com Pirão

Um estado que possui um oceano lhe banhando não poderia deixar de lado um prato feito com peixe, não é mesmo? Pois saiba que você irá amar a moqueca baiana.

A moqueca é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos, sendo o azeite de dendê, o leite de coco e o coentro os ingredientes mais tradicionais.

Moqueca de peixe com pirão

Moqueca de peixe com pirão

Conheça Trancoso

Trancoso além de ser linda por si só, possui uma série de atrações para curtir tanto sozinho, quanto junto aos amigos e familiares.

Podendo encontrar tanto praias próximas de grandes centros, quanto algumas mais afastadas e bem exclusivas.

A gastronomia daqui é de ficar com água na boca, portanto, caso esteja buscando por aquela receita tipicamente baiana, encontrou a praia perfeita para sua viagem.

Um aeroporto exclusivo e um clube de golfe que fornece até mesmo aulas aos que nunca praticaram o esporte são algumas das atrações que o Condomínio Terravista oferece.

O Terravista Brasil é um complexo que engloba arte, lazer, esporte, sossego e muito luxo para seus visitantes e moradores.

E então, está esperando o quê para visitar Trancoso?

Trancoso Bahia

Trancoso Bahia

E então, o que achou de conhecer um pouco melhor sobre as comidas típicas da Bahia? Qual prato preferiu? Ficou alguma dúvida em relação aos ingredientes utilizados? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Conheça o nosso conceito!

Facebook Comments

Fale conosco