Do dia 21 ao dia 27 de outubro ciclistas de todo o Brasil participarão do que é considerado o maior evento de ciclismo das Américas, o Brasil Ride.

A princípio, a 7° edição da Brasil Ride promete. Portanto, durante 7 dias, 500 ciclistas irão percorrer uma distância de 600km. Assim, sairão do litoral em sentido as montanhas que dividem Bahia e Minas Gerais, para depois voltarem ao litoral.

A prova

A Brasil Ride consiste em 7 etapas, dividas em 7 dias. Além disso é necessário que ciclistas brasileiros e estrangeiros formem equipes com a finalidade de disputar cada categoria. Entre as categorias estão:

  • Feminino
  • Mista
  • Open
  • Master (nenhum atleta com menos de 40 anos)
  • Grandmaster (nenhum atleta com menos de 50 anos)
  • Nelore  (acima de 90kg)
  • Corporativa (3 integrantes com no mínimo 35 anos e a soma das idades igual ou superior a 115 anos)

Brasil Ride

Desse modo, amantes de ciclismo e estrelas do MTB nacional e mundial realizarão o percurso lado a lado pelo coração do Brasil. Estarão presentes atletas de todo o território nacional e também de 22 países. Entre eles os melhores atletas do mundo como campeões mundiais e campeões olímpicos de Mountain Bike. Por fim, a troca de experiências será um dos pontos fortes do evento.

Estrutura e organização

Durante a prova, a organização da Brasil Ride irá disponibilizar a melhor infraestrutura para que os atletas tenham foco total na competição. Essa infraestrutura conta com água, alimentação, acampamento e suporte tanto técnico quanto médico a todos os ciclistas.

Entre os benefícios que serão disponibilizados também estão barracas individuais e até banheiros com ducha. Uma chill zone também estará disponível para os atletas relaxar, apreciar uma cerveja gelada e socializar com os torcedores e companheiros de prova.

O percurso

A prova tem um total de 600km de distância. Logo, a cada dia da prova, os atletas pedalam em média 80 a 100 quilômetros de Mountain Bike. Os ciclistas irão sair da Costa do Descobrimento (onde os primeiros portugueses aportaram no Brasil, em 1500) e passar por praias, montanhas e trilhas até chegarem ao seu destino final.

Após a largada, os ciclistas seguem em direção ao interior. Então, passarão pelas montanhas que dividem os estados da Bahia e Minas Gerais para só depois retornarem ao litoral.

Todas as etapas da Brasil Ride acontecem entre a região de Arraial d’ Ajuda e Guaratinga, no período de 21 a 27 de outubro de 2018. O evento, que acontece pela nona vez na Bahia, terá um acréscimo de 1200 atletas participantes no último dia (27).

Imagem de destaque do site oficial da competição (Fabio Piva/Brasil Ride).

Conheça o Teatro L'Occitane