Você já ouviu falar em compartilhamentos de voos? Essa prática chegou ao Brasil por meio da empresa Avantto e já está conquistando o coração de centenas de usuários. A princípio, a ideia é simples: ao invés de possuir uma aeronave exclusiva, o avião ou helicóptero é dividido em cotas entre interessados. Como resultado os custos também passam a ser mais baratos por causa da divisão. Quer saber melhor como os compartilhamentos de voos funcionam? Confira!

A prática do compartilhamento de voos e aeronaves

Os compartilhamentos de voos e aeronaves surgiram das dificuldades que o dono de um helicóptero ou avião enfrenta. Além do alto valor pago para adquiri-lo, o proprietário tem uma série de encargos e obrigações, como obedecer às regras aeroportuárias, contratar tripulação, programar e realizar manutenções periódicas, pagar pela hangaragem e pelo uso de pistas nos aeroportos, dentre outras.

Portanto essa prática surge para retirar dos proprietários todas essas preocupações. Dessa forma eles compram uma cota de uma aeronave, garante o uso por algumas horas por mês e compartilham, com os demais donos a taxa mensal de manutenção, além de pagar pelos custos fixos de cada voo.

avantto

Avantto

A Avantto foi criada em 2011 pelo fundo Rio Bravo Investimentos, cujos sócios são Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, Mário Fleck e Paulo Bilyk. Inicialmente, ela trabalhava com dois programas, que são os compartilhamentos de voos e a gestão de aeronaves. Atualmente, ela também atua na compra e venda de aviões e helicópteros.

De acordo com a própria empresa, “ a Avantto veio para ser um agente transformador, oferecendo uma proposta mais cool e eficiente de voar privado – sem complicação, sem custos elevados que uma aeronave demanda e com alto nível de experiência de serviço que nossos clientes merecem”.

A empresa possui bases operacionais em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Programas

A Avantto possui 3 tipos de programa:

  1. Avantto Share: programa de propriedade compartilhada, em que as aeronaves são vendidas em cotas que variam conforme o modelo de helicóptero ou avião escolhido. Enquanto os cotistas dividem os custos fixos, a Avantto cuida de toda a gestão da aeronave, logística de voos e burocracia aeronáutica. Cada cotista possui um determinado número de horas para voar por mês

  2. Avantto Single Ownership: programa de gestão em que a aeronave do cliente fica sob os cuidados dos especialistas da Avantto. A empresa será responsável por segurança e logística de voo, seleção e capacitação de tripulantes, planejamento de manutenção.

  3. Avantto Sales: programa de compra e venda de aeronaves. No momento de compra, a Avantto faz a seleção de aeronaves que estão dentro ou fora do mercado, realiza a negociação e o acompanhamento de pré-compra com mecânico e engenheiros especializados. Na venda, faz avaliação de preços, define a estratégia de venda e disponibiliza canais exclusivos de distribuição internacional. Nesse programa, ela ainda presta assessoria jurídica e aeronáutica.

avantto

Frotas

A Avantto opera com os modelos de aviões e helicópteros mais modernos do mercado em suas categorias. Eles são voltados para o transporte executivo e de lazer.

Dentre os helicópteros, estão:

  • AW109 Power;

  • Esquilo B4 H130;

  • Esquilo B3 H125;

  • Colibri H120;

  • Robinson R44 Raven II;

Os aviões são o Phenom 100  e o Phenom 300.

Prós dos compartilhamentos de voos

Os compartilhamentos de voo proporcionam alguns benefícios para seus usuários, com redução de custos e disponibilidade de aeronaves.

O interessado poderá usufruir de uma redução de até 95% na aquisição e nas despesas mensais. Ele não bancará sozinho as despesas do dia a dia na manutenção da aeronave, ficando apenas com a melhor parte;

Além disso, há garantia de disponibilidade da aeronave em todas as solicitações. A empresa tem o dever de garantir o voo, mesmo se a aeronave estiver em manutenção, ou se o piloto estiver de folga ou de férias. Nestes casos, será disponibilizada outra máquina ou tripulação, tendo preferência o uso do mesmo modelo da aeronave do cliente ou até superior.

Os compartilhamentos de voos ainda não são tão famosos no Brasil, mas o mercado está crescendo. Principalmente diante da crise econômica, que dificulta a aquisição e a manutenção de aeronaves por executivos. Você já faz uso? Se sim, estamos te esperando no Terravista Brasil!

avantto

Conheça o Aeroporto Terravista

Facebook Comments